Mídias Sociais:

Facebook Instagram Youtube
Escolha uma Página

Muitos pacientes chegam no consultório sem saber qual é o melhor tratamento para seu caso. É claro que, a consulta com o médico será essencial para resolver essa questão. Mas, é importante saber as possibilidades de harmonização facial.

Neste guia completo, listamos todas as possibilidades de tratamentos mais comuns que podem ser feitos. Vale ressaltar que, o médico realizará uma análise facial em consulta para informar qual será o melhor procedimento em cada caso.

Acompanhe os tópicos e tire suas dúvidas para que você tenha segurança ao entrar em contato com seu cirurgião plástico.

1. Avaliação Facial

Com o passar dos anos, existe uma queda progressiva da qualidade da pele. Naturalmente, ela vai perdendo a estrutura, por causa da perda de colágeno e da hidratação da pele. Junto a esse processo, ocorre a perda de gordura, músculos e ossos. Essa situação associada é o que dá a sensação de envelhecimento.

Antes de realizar qualquer procedimento estético é preciso avaliar pelo menos quatro fatores: qualidade da pele, mímica facial, volume facial e estrutura óssea. Cada paciente é avaliado de forma individualizada para buscar o tratamento mais eficaz baseado nas expectativas e melhores opções de resultado.

O essencial, com certeza, é fazer uma análise global da face buscando essa harmonização facial. O médico de confiança irá traçar o melhor tratamento em cada caso. Saiba que a partir disso, você será direcionado para alguns procedimentos, se esse for seu caso, podendo ser eles: toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, ácido poli-l-láctico e laser de CO2.

2. Toxina botulínica

A toxina botulínica é uma das substâncias que atua na paralisia da musculatura facial aliviando a formação de rugas no rosto. É natural, com o passar dos anos, a perda de colágeno que causa desidratação e desbalanço estrutural. Associado ao movimento continuado dos músculos resulta nas rugas faciais.

Os locais em que a toxina botulínica é mais utilizada são: rugas da testa, sobrancelhas, os chamados “pés de galinha”, rugas entre os olhos, do pescoço e região logo abaixo da boca. O melhor tratamento para cada caso será avaliado de forma individual e tem duração variável em aproximadamente 04 a 06 meses.

3. Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico também atua diretamente nas estruturas da face. Com o envelhecimento facial natural, ocorre a diminuição do colágeno, elastina e hidratação da pele, perda da estrutura óssea e dos coxins de gordura da face.

Uma forma prática de entender esse processo é comparar  a face a um balão. Seria, no caso, o esvaziamento do balão que, na face, chama-se deflação. Essa deflação contínua está associada a queda dos tecidos, principalmente, na região abaixo dos olhos e maçã do rosto.

Como esse processo não ocorre de maneira sincronizada, o uso de preenchimento é a solução para proporcionar essa harmonização facial em pontos alvo que estejam mais evidentes. No entanto, vários outros defeitos ou melhorias podem ser corrigidos com a substância, como: contorno e aumento de volume dos lábios, correção de fraturas na pele, correção de rugas ao redor da boca, o conhecido “bigode chinês” e as linhas de marionete próximas à boca, queixo e mandíbula.

4. Ácido Poli-L-Láctico

O ácido poli-l-láctico, conhecido comercialmente como Sculptra, é extremamente eficaz para estimular a formação e renovação do colágeno que vai sendo perdida ao longo dos anos. O efeito encadeado com o uso da substância promove uma sensação de preenchimento com tratamento eficaz para rugas e flacidez de uma forma global.

O paciente mais indicado para realização é aquele que busca melhorar a flacidez, perda de volume, rugas, entre outros, sem procedimentos cirúrgicos para isso. Vale ressaltar que, o médico deve avaliar se essa é a melhor opção.

Essa nova formação de colágeno dura aproximadamente 2 anos e causa o aumento da espessura das camadas da pele. Isso proporciona a melhora da elasticidade da pele, preenchimentos relativo dos sulcos, linhas e rugas de forma individual. Isso acontece porque o ácido poli-l-láctico é um bioestimulador e depende, portanto, da resposta do paciente ao tratamento.

Os objetivos normalmente buscados com o Sculptra são: o tratamento da flacidez da face, defeitos de volume, flacidez da papada, marcas de celulite e flacidez do corpo, pele flácida no braço e região abdominal. O produto é temporário e, por isso, não há riscos futuros em relação a sua presença no organismo.

5. Laser de CO2

A formação de rugas e defeitos no rosto estão intimamente relacionada à ação dos raios UV associados e a perda gradual de colágeno pela pele. O laser de CO2 surge como um agente de provoca uma “queimadura” controlada na pele, para proporcionar a renovação dos tecidos danificados pela ação dos fatores extrínsecos na pele. Normalmente, as situações em que ele é indicado variam desde o rejuvenescimento facial, flacidez, correção de cicatrizes e rugas superficiais ou médias na pele.