Mídias Sociais:

Facebook Instagram Youtube
Escolha uma Página

Durante a gravidez ocorrem inúmeras mudanças hormonais e corporais para preparar a mulher para a tão esperada chegada do novo integrante da família. Contudo, mesmo passado o nascimento, essas mudanças corporais podem se tornar permanentes como a queda das mamas, distensão e sobra de pele abdominal e aparecimento de estrias.

Em relação a queda das mamas, a melhor estratégia de tratamento vai depender do grau de quedaqualidade da pele e quantidade de glândula mamária. Uma forma simples para você identificar se tem algum grau de queda, é fazer o chamado “teste do lápis”. Basta colocar um lápis bem na dobra mamária. Caso o lápis fique preso, significa que a mama tem algum grau de ptose ou queda.

Teste do Lápis

Do ponto de vista  de uma avaliação médica, a ptose ou queda mamária, pode ser classificada em diferentes tipos, de acordo com um sistema de classificação conhecido como classificação de grau de ptose de Regnaut.

Isso facilita a tomada de decisão sobre qual será a melhor estratégia para cada caso. Independentemente da técnica e estratégia empregadas, um dos objetivos da cirurgia é posicionar a estrutura da mama acima da dobra mamária e conferir um formato mais arredondado e harmônico.

Uma vez analisada a qualidade da pele, a quantidade de glândula e escolhida a melhor conduta, você deve estar ciente que se trata de uma mastopexia (ou levantamento mamário), cirurgia bem maior e mais complexa que apenas uma prótese de aumento. Por isso, é imprescindível esclarecer todas as dúvidas com o médico antes de realizar a cirurgia.

Objetivos da Cirurgia e Cicatrização

Em todos os casos, vai haver algum tipo de cicatriz, que pode ser maior ou menor, dependendo de cada caso. Normalmente a cicatriz final fica em forma de “T” invertido, com tamanhos variados de acordo com o grau de queda da mama.

Outros objetivos da cirurgia são ajustar o excesso de pele de cada lado, reposicionar as aréolas e moldar as mamas utilizando a própria glândula, associando-se implantes de silicone ou enxerto de gordura quando necessário.

O processo de escolha do melhor posicionamento e tipo de prótese para cada situação vai ser o mesmo utilizado nos casos de cirurgia de prótese mamária. Se ainda não leu, esse artigo é um ótimo complemento para entender as melhores estratégias de posicionamento e tipos de próteses.  

A melhor indicação para um implante mamário é o preenchimento de volume e não o levantamento das mamas.

Frequentemente existe o desejo equivocado de colocar apenas próteses nas mamas na esperança de corrigir a queda, para não ter de acrescentar cicatrizes maiores. Isso, na maioria das vezes acaba resultando em mamas maiores, ainda mais caídas e consequentemente uma paciente insatisfeita. Na maioria dos casos de queda, o melhor procedimento é a cirurgia de levantamento, que pode ser associada à colocação de prótese ou não, dependendo do desejo de aumento de volume.

A melhor indicação para colocar um implante de silicone é o preenchimento de volume e não o levantamento da mama. Contudo, em casos bem específicos, quando a queda mamária é leve (grau 1 de Regnaut), contamos com pele de boa qualidade e a distância entre o mamilo e a dobra da mama é de até 06 cm, pode-se cogitar a simples colocação de prótese mamária para corrigir o aspecto de mama caída.

Classificação de Regnaut

Imagine que em uma mesma cirurgia faz-se tanto o levantamento de uma estrutura que já cedeu com o próprio peso da mama, mas mesmo assim se acrescenta um implante de silicone, que vai pesar sobre toda a estrutura remontada.

Em algum momento, a pele que já havia cedido anteriormente, irá cair novamente com o alargamento das cicatrizes e a modificação do formato da mama. Por esse motivo, apesar de ter um grande índice de satisfação pelas pacientes, a mastopexia com prótese é também um dos procedimentos com maior índice de retoques e pequenos ajustes.

Assim, como recomendação para melhores resultados, orienta-se que a melhor estratégia seja a colocação de próteses de tamanhos moderados, para que não haja tanto peso sobre a nova mama refeita.

 

Gostou? Essa é só umapequena amostra do que o livro  O que você precisa saber sobre cirurgia plástica irá oferecer a você. Então clique na imagem abaixo e baixe grátis o eBook. 

WhatsApp
WhatsApp