Mídias Sociais:

Facebook Instagram Youtube
Escolha uma Página

Desde o começo dos meus atendimentos no consultório, tenho notado que as pessoas tem muitas dúvidas quanto a Lipoaspiração, por esse motivo, resolvemos fazer esse artigo onde respondemos 7 dúvidas muito frequentes sobre esse procedimento. 

1º Fato – O que é Lipoaspiração?

Entendemos por lipoaspiração qualquer procedimento onde haja a retirada de gordura corporal e consequentemente as células de gordura através de pequenos orifícios na pele utilizando cânulas por método de aspiração sob pressão negativa. Qualquer outro procedimento que não enquadre nessa definição não é uma lipoaspiração.

2º Fato – A Lipoaspiração é um procedimento seguro?

A lipoaspiração como cirurgia isolada já está entre os procedimentos de cirurgia plástica mais realizados no mundo há algum tempo. De acordo com pesquisas realizadas anualmente pela ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica), a lipoaspiração sempre esteve entre as 05 cirurgias mais realizadas em todo o mundo nos últimos anos com baixíssimos índices de complicações já estando comprovado sua eficácia e segurança.

3º Fato – Pode-se fazer Lipoaspiração várias vezes em uma mesma região?

O objetivo da lipoaspiração deve ser a retirada dos acúmulos da gordura localizados nas camadas mais profundas da pele e não na camada de gordura subcutânea (hipoderme). Quando a hipoderme é danificada tem maior chance de resultar em fibrose cicatrical e irregularidades superficiais , por causa de lesões na intensa trama de vasos da região subcutânea. Por esse motivo deve-se evitar realizar várias lipoaspirações em uma mesma região pois vai gerar vários danos a região tratada além de um limite de segurança.

4º Fato – Como evitar a sobra de pele após a Lipoaspiração?

Os melhores resultados da lipoaspiração ocorrem nos pacientes que se mantêm o IMC (índice de massa corporal) entre 18 e 24,9 e não tem problemas de flacidez ou sobra de pele.
Apesar de ocorrer retração da pele após o procedimento, esse ajuste é limitado. Caso o paciente não se enquadre nesse perfil, outro procedimento pode ser indicado como o Sculptra ou a radiofrequência senão haverá uma limitação no resultado final.

5º Fato – A Lipoaspiração com anestesia local é mais segura?

Nos últimos anos, temos presenciado diferentes denominações na mídia leiga para supostas evoluções dos métodos de lipoaspiração, com definições como “lipolight”, “smartlipo” ou “minilipo”. Na realidade são apenas denominações com apelo comercial para procedimentos realizados sob anestesia local, em consultório, com o falso pretexto de ser mais simples e sem risco.
Infelizmente são práticas bastante utilizadas por alguns profissionais, que, na sua grande maioria, não são cirurgiões plásticos. Realizados em ambiente de consultório, são procedimentos muitas vezes desconfortáveis e dolorosos, pois o paciente não está sedado. Apresentam ainda maior risco de infecções e com resultados inferiores aos realizados em ambiente cirúrgico.

6º Fato – Qual a mudança mais relevante desde a primeira Lipoaspiração?

Na prática, o que realmente fez a diferença na evolução da lipoaspiração foi a introdução da técnica de lipoaspiração tumescente (técnica úmida).Nessa o cirurgião plástico injeta no tecido gorduroso algumas variações de uma solução de soro fisiológico, adrenalina e anestésico local antes de fazer a retirada da gordura através das cânulas.
Essa técnica possibilita a retirada de maiores volumes de gordura, menor sangramento e maior conforto dos pacientes após os procedimentos antes realizados apenas pela técnica seca, sem preparo da gordura.

7º fato – Qual a melhor tecnologia associada a lipoaspiração?

Apesar da introdução de diferentes tecnologias ao procedimento de lipoaspiração, como o uso de aparelhos de lipoaspiração vibratórios (vibrolipoaspiração), ultrassom (UAL ou Ultrasound Assisted Liposuction) e laser (Lipolaser), e de alguns estudos preliminares demonstrarem vantagens e melhores resultados em alguns casos, ainda não existe um consenso mundial sobre a melhor tecnologia associada a técnica.
Logo, a lipoaspiração manual com uso de cânulas finas ainda é o método mais estudado e utilizado em todo o mundo.

Gostou? Essa é só umapequena amostra do que o livro  O que você precisa saber sobre cirurgia plástica irá oferecer a você. Então clique na imagem abaixo e baixe grátis o eBook. 

 

 

WhatsApp
WhatsApp